sábado, 23 de março de 2013

Contradição Humana


Afonso Cruz escreve, é  ilustrador, é também cineasta realizando filmes de animação, é um dos elementos da banda The Soaked Lamb
Nasce em Julho de 1971, na Figueira da Foz. Fez a sua formação superior nas Belas Artes de Lisboa e no Instituto Superior de Artes Plásticas da Madeira. Desde 2007, ilustrou três dezenas de livros para crianças, em que sobressai a densidade e expressividade dos seus jogos cromáticos e das suas figuras, quase sempre marcadas pelo humor de pendor caricatural. Autor de quatro obras de ficção para adultos, escreveu ainda uma novela juvenil, Os Livros que Devoraram o Meu Pai, vencedora do Prémio Maria Rosa Colaço 2009. 
No entanto, é em "A Contradição Humana" que junta a originalidade da concepção visual a um texto da sua autoria.  Em 2011, foi distinguido com o Prémio da Sociedade Portuguesa de Autores/RTP e uma menção especial do Prémio Nacional de Ilustração, além de ter integrado a selecção White Ravens e a Lista de Honra do IBBY – International Board on Books for Young People. 



Contradição Humana
de Afonso Cruz 
Editora: Caminho (2010)


Livro, talvez inicialmente pensado para crianças, mas a cativar igualmente os adultos pelo olhar irónico e atento ao mundo. Contradições e opostos, num casamento de humor e ironia acompanhado na perspicaz narrativa da ilustração.  

Um livro que nas suas contradições fez descobrir a intensidade das cores, num olhar mais  atento realizamos descobertas com um grupo de crianças. 

Nele a inspiração para um livro também contrariando o habitual formato. Com interior em pop-up, assim se revisitou estas contradições, não só algumas abordadas no livro explorado como outras surgiram a partir de um olhar mais aberto, sempre com espirito de contradizer e ilustrar.
Aqui fica o resultado. 













Sem comentários:

Enviar um comentário