sábado, 24 de junho de 2017

Ilumina


Ilumina é o terceiro livro de autor da ilustradora Rita Correia.
A leitura da capa não é logo fácil, (remete para uma técnica surpresa já usada no "O meu nome é...") mas a autora já nos habituou a ter que pensar para entender os seus livros e faz muito bem. 
Numa sociedade fast, é premente questionarmos o que levamos desta vida, questionar cada coisa e não aceitar logo à partida como dado adquirido.
Este livro remete-nos para a natureza, a floresta, o inóspito que pode ao inicio intimidar, mas que nos encaminha também para a descoberta, atendendo a que devemos ser curiosos, aventureiros, superando os nossos próprios medos.
Nas guardas estamos já emersos no escuro e detectamos (se estivermos atentos) uma tomada de eletricidade. Porque para iluminar precisamos de luz… luz eléctrica! Será? 
Semear para colhermos, ou utilizando o provérbio: “Colhemos o que semeamos”, deste modo semeamos para iluminar o caminho que traçamos nas nossa vidas, caminho iluminado por música, por liberdade, por leitura, por ideias. Ideias luminosas, porque para iluminar a vida, convém saber escolher o que mais precisamos no nosso percurso. Sempre acompanhado do outro, respeitando-o, sem elitismo nem preconceitos. O outro com que partilhamos este lugar, a natureza e os animais. 
É com o outro que a autora/ilustradora se envolve, quando no livro incluí a colaboração das crianças que participaram com desenhos de pedras. Pedras, sim! É com elas que se faz o caminho, que se constroem pontes.  
Um livro que aparentemente, não possui uma narrativa, um conto, facto ou acontecimento. Mas é só em sentido figurado, porque a narrativa existe e está permanentemente nas questões mais significativas das nossas vidas. Os momentos, as escolhas,as coisas mais significativas na vida, que afinal não se compram e estão ao cesso de todos. A valorização do que temos ao nosso redor e em nós próprios.
Um livro de capa escura pode assustar, dizia o convite para a apresentação deste livro. Duvido, porque nele reside a magia dos livros e de quem os lê, eu diria mais, a magia da vida. E esta infelizmente não é infinita, por isso mesmo há que iluminá-la com o que considerarmos ser o mais adequado. 
Eu, pessoalmente, entre outras coisas, ilumino-me de livros e sempre acreditei que isso orientaria a minha vida. Com eles tenho vivido momentos únicos e foi através deles que tenho conhecido pessoas fantásticas, uma delas, obviamente, foi a Rita, pessoa com quem nutro um entendimento, de certo modo simbiótico no modo de ver a vida. 
A convite dela, apresentei este seu livro e por causa disso a palavra que me ilumina é Mimos. 
E a vossa, palavra, qual é? Decerto a podem encontrar na guarda final deste livro. Mas antes de aí chegar, muito mais poderão encontrar porque este é um livro iluminado de ideias. 



Elvira Cristina Silva





pode ver mais em: http://ilumina-livro.blogspot.pt/2017/05/lancamento.html

Sugestão de leitura Nl ProInclusão nº 113- dez 2017 - pág. 8

Sem comentários:

Enviar um comentário