segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

CINCO PAIS NATAIS E TUDO O MAIS



A Manuela Castro Neves que já admiro há muito tempo teve a generosidade de me convidar para a apresentação deste seu livro, já falei disso aqui 

Sobre o livro aqui fica o meu ponto de vista: 

"Cinco Pais Natais e tudo o mais", com texto de Manuela Castro Neves e ilustrações de Maria Bouza é um livro que aborda acontecimentos em época de Natal, mas assim como diz o ditado “o natal pode ser quando um homem quiser” também este livro pode e deve ser lido e/ou contado em qualquer momento do ano. Possui todos os indicadores de uma boa leitura, mesmo para além da época festiva a que se refere.
Aborda o conceito de família e das crianças na relação com esta, a magia, o humor, a alegria, (elementos necessários e imprescindíveis em qualquer época do ano) numa narrativa recheada de elementos rítmicos, da aproximação da prosa à rima, dando uma certa musicalidade às palavras. A autora já nos habituou com outras publicações a proximidade ao toque musical, (pela rima das palavras e pela sua sonoridade) remetendo para a cadência dos acontecimentos, com alguma previsibilidade dos mesmos. Permite à criança uma certa cumplicidade de previsão das situações devido ao efeito cumulativo da narrativa espiral a que as peripécias se vão sucedendo. Também é apanágio da autora esta vertente lúdica mas também pedagógica na abordagem dos conceitos matemáticos.
Os afetos de uma família que se preocupam com a brincadeira do André à volta de cinco Pais Natais de chocolate, revestidos com papel de prata de cores garridas, com os preparativos natalícios habituais com alguns cortes na tradição  que muito me agradam.
O primeiro livro ilustrado de Maria Bouza, remete para uma paleta de cores pastel, referente à época festiva, com padrões também eles cumulativos, de alguma simetria entre o aspeto gráfico, mas também com disposição em harmonia com o texto (também este sequencial). 
O aspeto geométrico da ilustração assemelha-se a uma construção de colagens, recortes, (compostos digitalmente), com um nivelamento anatómico bem como ao nível de cor. Evidencia-se um experimentação ao nível da ilustração predominantemente de aspecto barroco, com algum excesso de informação, bem similar com abundância da própria época natalícia.
Uma estilização bem próxima do detalhe que é familiar das crianças. Estas reconhecem-se nesta síntese bidimensional, muito próximo das suas criações gráficas. Uma ilustração com algumas surpresas escondidas em cada página para serem descobertas por leitores mais atentos. 
Um livro que cresce no encadeamento do conto. Uma história que permite variadas leituras, podendo transgredir na sua sequência narrativa como na leitura gráfica, oscilando entre cada acontecimento da vida diária e o desenrolar das mesmas para o desfecho final. Este um final hilariante que muito me agrada de um peru e bombons de mirtilos e limão.
A ler. Várias vezes!


Elvira Cristina Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário