segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Tirar e Pôr






Tirar & Pôr
de Lucie Félix.
 Mini Orfeu (2015)







Tirar e pôr é um livro que parte do conceito de opostos. As peças de cartão sucedem-se, (figuras geométricas, familiares dos pequenos leitores, numa paleta de cores maioritariamente básicas e planas), as situações sucedem-se explorando recortes e surpresas escondidas.

Partindo do pressuposto da importância da manipulação, faz da criança o agente ativo participativo. Através do gesto, dá sentido à sua interpretação da história, tornando-se cúmplice na construção da narrativa que se constrói, seguindo instruções num fio condutor, retira-se a peça da página da direita para a colocar na página esquerda seguinte.
Um livro interativo, lúdico e pedagógico no modo dinâmico da exploração de situações opostas e novos vocábulos, deixando sempre o esplendor em cada nova descoberta. As mãos das crianças pequenas encontram neste livro de páginas cartonadas uma eterna brincadeira que lembra os jogos de encaixe e se assemelha à construção de um puzzle, este nunca terminado, pois invertendo a leitura de trás para a frente, o encaixe das peças permite uma nova leitura tão ou mais hilariante que a anterior. Uma descoberta que pode ocupar tempos indeterminados.  
Nas mãos do adulto pode (e deve) proporcionar fios condutores e teias que se constroem na sua exploração para com a criança. Escutar uma lenga-lenga, uma canção, um poema. Brincar com as pétalas de uma flor, esconder uma lua, abrir uma janela, descobrir um sorriso.
Tudo é possível num livro puzzle que aparentemente pode parecer “apenas” um livro-jogo.
Mas é muito mais que isso, uma obra aparentemente simples na sua conceção, num jogo delicado e inteligente de Lucie Félix. Autora que já nos habituou aos seus livros de imagens/manipulativos que possibilitam aumentar o léxico linguístico e a capacidade criativa. Uma excelente aposta da editora Orfeu Negro com a sua chancela Mini Orfeu dedicada ao público infantil, já que outros livros desta autora/ilustradora, infelizmente ainda não se encontram publicados entre nós.
Destinado a pré leitores, este livro pode ser acolhido por diferentes idades. Recomenda-se a adultos criativos.
Numa ou outra versão, ele transforma-se, usando a expressão de uma criança, “num livro mágico”.


Elvira Cristina Silva


Sem comentários:

Enviar um comentário