quinta-feira, 7 de abril de 2016

Gigante Gigantão


Gigante Gigantão

Pedro Jardim

Ilustração: Raquel Pinheiro

Edições Livro Direto (2015-2ª Edição)







Gigante Gigantão é o segundo livro infantil de Pedro Jardim, ilustrado por Raquel Pinheiro.

Na senda do primeiro livro, "O Dragão Rouxinol" (Alfarroba -2013), o personagem principal é um ser solitário, diferente, e que na sua aparência constituiu um perigo para os outros.

Contudo, contrariamente ao preconceito, estes personagens são especiais. Neste caso, um gigante (com mais de cinco metros), diferente dos demais, não consegue ser assustador nem resmungão é, por isso, expulso da aldeia onde vive.

De forma simples, com algumas expressões caricatas, a estória sucede-se para um desfecho em aberto permitindo ao leitor o desenlace final. A abordagem à diferença e à rejeição com teor a apelar para a necessidade de mudança e da aceitação do outro, convicção de que a diferença pode ser sinal de aproximação.

 A ilustração constitui-se numa base de linha manual, sendo-lhe inserida posteriormente a pintura digital com acrescento de texturas e composição final digital, remetendo para uma paleta caraterística da ilustradora com rostos que nos parecem familiares de outras das suas ilustrações e que acompanham os sucessivos acontecimentos narrativos.  

A fechar a história, existe ainda uma canção para gigantes e anões puderem realizar a catarse de um grito, senão assustador, pelo menos ritmado: "Ba! Boo!! Buuu!!!"

Elvira Cristina Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário