sábado, 15 de abril de 2017

7X25 Histórias da Liberdade




7X25
Histórias da Liberdade
Margarida Fonseca Santos (Texto)
Ilustrações Inês do Carmo
Gaillivro (2008)
De modo a preservar e a perpetuar a memória, este livro editado em 2008, com várias reedições posteriores, aborda a efeméride que Portugal viveu em 25 de abril de 1974.
Margarida Fonseca Santos escreve sete pontos de vista de objetos simbólicos, envolvidos na referida data, que embora de algum modo subjetivo, retratam a sequência dos acontecimentos, permitindo construir a narrativa dos primeiros momentos vividos ou os que antecederam a esse dia histórico.
Em episódios narrados na primeira pessoa, conhecemos o semáforo que parou os carros blindados guiados por um capitão, a porta do estúdio que assistiu à emissão do posto de comando das forças armadas, a espingarda que comoveu o mundo com um cravo no centro do seu cano, o lápis azul utilizado pela censura, o documento incriminatório, o megafone que anuncia a liberdade numa reunião de estudantes e o portão da prisão de Caxias que albergou os presos políticos.
A ilustração, de Inês do Carmo, numa sobreposição de recortes de texturas e cores com composição final digital, vai convocando, a par do texto, o desenvolvimento de uma possível  compreensão inferencial dos factos para que o universo da população alvo possa, de algum modo, na proximidade a elementos reconhecíveis dos seu quotidiano, perspetivar um testemunho que não viveu presencialmente, mas que a memória de um povo urge preservar no sentido de como foi possível uma revolução para “(...) conquistar a liberdade em elevar Portugal a um estado democrático” (...)" pág. 11.


Elvira Cristina Silva

in: Newsletter nº 108 Pin- Pró-Inclusão abril 2017 pág. 12

Sem comentários:

Enviar um comentário